A disseminação dos meios eletrônicos: do problema à solução


A disseminação dos meios eletrônicos do problema à solução

Os processos físicos estiveram presentes no nosso cotidiano por muito tempo e eram o meio principal para resolução de obstáculos e para efetivação das atividades. Por exemplo, relatórios em papel, agendas e o “bater ponto” em papel. Por meio deles, ocorreram progressos e desenvolvimentos. Contudo, atualmente, o cenário está se modificando: partimos do pressuposto de que esses processos acabam sendo lentos, complicados e mais burocráticos. Mesmo sendo necessários para o desenrolar dos trabalhos, as pessoas acabam buscando outros formatos mais ágeis e modernos, especialmente frente à evolução tecnológica.

Dito isso, questionamos: e se pudéssemos transformar os processos em algo eletrônico?  E se esses processos passassem a ser simplificados? E tem mais: se aquela quantidade enorme de arquivos e documentos pudessem simplesmente ser diminuída e caber no seu computador ou até mesmo no seu celular? Pois nós temos a solução: através da adequação dos recursos para meios eletrônicos o dia a dia dos usuários fica mais prático.

 

A transformação eletrônica no cotidiano

A utilização de papéis nos processos já é considerado algo obsoleto e vem sendo repensado pelos gestores (tanto do setor privado quanto público). Além de economizar espaço, a adaptação das atividades para meios eletrônicos faz com que tudo fique mais simplificado. 

Mesmo que em um primeiro momento a tecnologia assuste algumas pessoas, precisamos pensar nas vantagens trazidas. Ao fazermos um resgate histórico, notamos que diversas ações do cotidiano acabaram virando digitais, como o envio de mensagens, as fotografias e anotações em agendas eletrônicas. Por isso, por que não modernizar os processos físicos?

 

Meios eletrônicos: facilidade e praticidade

Além do que foi dito, também podemos citar o exemplo dos procedimentos judiciais. Assim, o enquadramento desses documentos de forma digital beneficia tanto as organizações quanto os demais envolvidos. Portanto, as consultas se tornam mais rápidas e práticas. Ademais, a facilidade de acessar as consultas públicas pode enriquecer os ambientes profissionais e acadêmicos.

Ainda, um dos pontos mais importantes dos processos em meios eletrônicos é o fim dos extravios de documentos. Dessa forma, ao serem digitais, não se perdem, não sofrem com o tempo, não são apagados e destruídos. E tudo isso sem ocupar espaço físico, o que contribui para otimização das rotinas e da logística.

Já demonstramos os benefícios e diferenciais da utilização de meios digitais, mas e agora? A DBSeller te ajuda no processo de implementação dessas novas tecnologias no seu município, através da nossa solução chamada Protocolo Eletrônico! 

Dessa maneira, os servidores públicos e cidadãos terão mais facilidade para encontrar documentos e dados. O dia a dia é descomplicado e os processos serão realizados de forma menos burocrática, auxiliando no acesso às informações. Conheça a implantação que realizamos na Prefeitura de Charqueadas/RS por aqui. E se quiser nos acompanhar nas mídias sociais, é só clicar aqui.

  • Compartilhe este conteúdo