Adequações do e-cidade para Base Nacional Comum Curricular


Adequacoes-ecidade-base-nacional-comum-curricular

Hoje, vamos falar sobre a Base Nacional Comum Curricular, também chamada de BNCC. Conforme seu portal oficial, caracteriza-se como um documento, instituído pelo Ministério da Educação, que prevê o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas da Educação Básica. Dessa forma, possui caráter normativo e tem como propósito nortear os currículos dos sistemas e das redes de ensino de cada Unidade Federativa do país. Além disso, a Base é utilizada para a elaboração das propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Dessa maneira, as escolas realizavam o “Dia D” para pensar em suas propostas e nós, da DBSeller, aproveitamos o “Dia D” para pensar em adequações a fim de auxiliar os municípios. Diante das novas demandas dos clientes e das formulações dos Regimentos para BNCC, o nosso time DBSeller desenvolveu diversas adequações e novas configurações para atendermos as solicitações. Bom, agora que já apresentamos um panorama inicial, vamos conhecer um pouco mais sobre a BNCC? Em seguida, iremos também demonstrar as novas adequações do sistema e-cidade!

 

Conheça a história da Base Nacional Comum Curricular

Esse documento é essencial para desenvolver os conhecimentos, competências e habilidades que se esperam dos alunos em cada fase de sua escolaridade. Sendo assim, a Base tem como alicerce princípios éticos, políticos e estéticos, a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Também, tem como objetivo maior direcionar a educação brasileira para uma formação humana integral e para construção de uma sociedade democrática, inclusiva e justa.

Porém, para ser instaurada, as mobilizações da BNCC já são de longa data: começaram em 2010. A partir da Conferência Nacional de Educação (CONAE), surgiu a necessidade da Base Nacional Comum Curricular. Desde esse ano até 2014, várias legislações foram publicadas, as quais contribuíram para discussão e fortalecimento da mobilização, como a Resolução Nº 4, de julho de 2010 que define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. 

 

Surgimento da BNCC

Mesmo com legislações em vigor, foi a partir de 2014 que ocorreu uma movimentação maior em prol da BNCC, em vista da publicação da Lei Nº 13.005 que regulamenta o Plano Nacional de Educação – PNE. Além disso, a realização da 2ª Conferência Nacional de Educação (CONAE) colaborou para a criação da BNCC, pois o congresso teve como resultado um documento sobre as propostas e reflexões para a Educação. 

Frente a esses acontecimentos, iniciou-se a elaboração da Base com a constituição da Comissão de Especialistas, em 2015, no I Seminário Interinstitucional para elaboração da Base Nacional Curricular. Foi entre os anos de 2015 e 2017 que ocorreram as mobilizações mais expressivas para elaborar o documento em todas a esferas do país (federal, estadual e municipal). 

Assim, o resultado foi a homologação da Base Nacional Comum Curricular, que a partir de 2018 começou a ter diversas agendas (conhecidas como “Dia D” da BNCC) a fim de compreender sua implementação e possíveis impactos na educação básica brasileira.

 

O papel da DBSeller e as adequações do sistema e-cidade para a Base Nacional Comum Curricular

As mudanças do cenário e as atualizações nos Regimentos da BNCC vem sendo acompanhadas por todo o nosso time DBSeller. Desde 2019, passamos a interagir com nossos clientes, a fim de promover trocas para anteciparmos a adequação do sistema. Dessa forma, buscamos nos preparar para que o software contemplasse a Base Nacional Comum Curricular e os novos formatos de avaliação das redes.

Portanto, o diálogo com os clientes foi imprescindível para entender melhor o processo da BNCC, assim como, as iniciativas dos estados para a elaboração dos Documentos Curriculares Estaduais. Na DB, procuramos construir um relacionamento próximo e transparente com todos nossos clientes e estamos sempre atentos às suas necessidades. Dessa vez, não seria diferente e conseguimos desenvolver funcionalidades que permitem, a partir da BNCC, a criação Documento Curricular Estadual. 

Com base nisso, elaboramos três formatos: a BNCC Padrão, a BNNC Editada/Comentada e o Referencial Curricular Estadual. Mas o que é cada uma dessas opções? Quando o professor realizar o registro da aula, na BNCC Padrão o sistema irá carregar as habilidades e objetivos de aprendizagem exatamente como estão descritos na BNCC. Também, a codificação será a mesma determinada pelo MEC. 

Já na BNCC Editada/Comentada, o sistema irá apresentar as habilidades definidas pelo MEC. Contudo, é o professor que deverá selecionar as habilidades e objetivos de aprendizagem que compõem o Documento Curricular de seu Estado/Município. E o Referencial Curricular Estadual auxilia na (re)elaboração com novos desdobramentos do currículo dos Estados para implementação da Base nas redes de ensino do país.

 

Mudanças na BNCC e integração ao e-cidade

À vista disso, foram meses pensando possibilidades e adequações que melhor atendessem os pedidos os clientes, que resultaram em uma reformulação parcial do sistema com impactos significativos. O processo de análise e desenvolvimento das funcionalidades começaram em 2019, como mencionado, e foram concluídas em agosto de 2020. As solicitações pedidas e que já estão disponibilizadas a todos os nossos clientes são: BNCC padrão, BNCC Editada e Referencial Estadual. Sendo assim, agora podemos informar na base curricular as áreas de conhecimento das disciplinas, campos de experiência, no caso da Educação Infantil. Bem como, uma nova configuração de procedimento de avaliação por área de conhecimento.

Em novembro deste ano (2020), realizamos um Webinar da Área de Educação sobre a Base Nacional Comum Curricular integrada ao e-cidade, com a participação de dois colaboradores da DBSeller e um convidado. Se quiser saber mais sobre o processo de formulação da BNCC e como ela funciona a partir do nosso software, é só acessar esse link. Por fim, fique ligado nas novidades da DB em nossas mídias sociais e nas notícias aqui em nosso site! 

  • Compartilhe este conteúdo