Ministério do Planejamento transfere tecnologia para a Prefeitura do Natal


O Ministério do Planejamento confirmou em reunião na manhã desta quinta-feira (25) que irá transferir para a Prefeitura do Natal o software e-Cidade, oferecendo gratuitamente cursos de capacitação para utilização do sistema e de adaptação para a administração municipal. A equipe do Ministério também auxiliará na elaboração do Plano Diretor de Tecnologia da Informação pelo município.

O e-Cidade é um software público elaborado pelo governo federal para auxiliar a administração dos municípios. Ele oferece soluções de organização e acompanhamento da receita tributária, do orçamento, da arrecadação de impostos e de pessoal, simplificando as informações e permitindo visão mais integrada da administração. Além disso, possui programas de gestão em saúde, educação, acompanhamento de obras, controle de medicamentos, entre outros. As consequências diretas são a melhoria na gestão dos recursos, a diminuição da burocracia e a otimização da prestação de serviços à sociedade.

“É fundamental para a Prefeitura do Natal modernizar a sua gestão e é fundamental o apoio que estamos tendo do Ministério do Planejamento”, disse a secretária municipal de Planejamento, Virgínia Ferreira, que participou da reunião desta quinta com a secretária Justina Iva (Educação) e equipe da Secretaria Executiva do Ministério do Planejamento. Essa foi a terceira reunião entre a equipe da Prefeitura do Natal e do ministério do Planejamento para tratar do assunto. Em outras reuniões, a ministra Miriam Belchior elogiou a iniciativa da prefeitura em utilizar o software livre e afirmou que as portas do ministério estavam abertas para ajudar na modernização da gestão de Natal.

A Prefeitura do Natal vem conversando com o Governo Federal também sobre a implantação de um serviço próprio de internet e realizando parcerias com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte para utilizar sistemas integrados de controle da dengue e de mobilidade urbana, além de iniciativas para aplicar melhorias ao Portal da Transparência.

Fonte: Prefeitura Municipal do Natal

Já disponível no Portal do Software Público Brasileiro a versão 2.3.26 onde conta com novos layouts para o software, novas informações de Licitações e Contratos no Portal da Transparência e Nota Fiscal Eletrônica. 

  • Compartilhe este conteúdo