Novo Portal da Transparência da DBSeller


Novo Portal da Transparência da DBSeller

Hoje vamos falar sobre uma das soluções da DBSeller: o Portal da Transparência e suas atualizações. Mas antes, precisamos entender o que é esse produto: o Portal possibilita o controle social por parte dos cidadãos. Ou seja, as pessoas podem acompanhar a execução orçamentária quando o poder público disponibiliza dados e permite o acesso às informações. Em resumo, o portal é dedicado a tornar públicas todas as despesas do governo. Para conhecer mais sobre o Portal da Transparência, só continuar nos acompanhando nesse conteúdo!

Transparência no Brasil

A ideia de transparência representa a facilidade que um indivíduo e/ou entidade demonstra as suas ações executadas para outros indivíduos e entidades. Logo, implica responsabilidade e comunicação para que aconteça. No âmbito empresarial, constitui a gestão e as relações entre as organizações, seus públicos de interesse e o ambiente no qual estão inseridos. Assim, provém do esforço das empresas em tornar visível, de fácil acesso e compressível suas atividades e processos. Na esfera pública, a transparência segue a mesma linha, mas a importância é ainda maior, pois como o Brasil é uma democracia, o amplo acesso de informações da administração pública é um direito previsto na Constituição Federal. Além disso, a transparência pública vem ganhando destaque no combate à corrupção e promoção da ética.

Dessa forma, está em vigor desde 2009, a Lei da Transparência ou Lei Capiberibe (Lei Complementar 13), a qual determina que a União, os estados e municípios devem divulgar seus gastos. Conforme essa lei, as entidades necessitam liberar para o pleno conhecimento e acompanhamento da sociedade informações pormenorizadas sobre execução orçamentária e financeira. Além disso, esses dados devem ser publicados em tempo real e em meios eletrônicos de acesso público. Bem como, é preciso a adoção de um sistema de administração financeira e controle que seja integrado e que atenda o padrão mínimo de qualidade estabelecido pelo Poder Executivo. 

Também, em 2011, foi instituída a Lei de Acesso à Informação (Lei n° 12.527) com o objetivo de  assegurar o direito fundamental de acesso à informação a todos os cidadãos. Por isso, o Portal da Transparência assume uma relevância significativa para os governos e suas gestões, a fim de contribuir com o acesso dos dados e participação da sociedade. À vista disso, a DBSeller apostou na inovação e modernidade para atualizar seu Portal da Transparência.

Conheça o novo Portal da Transparência da DBSeller

Diante do contexto tecnológico que estamos vivenciando e que está em constante mudança, buscamos possibilidades para atualizar nosso Portal da Transparência de maneira a se adequar aos novos desafios. Por meio do Portal da DBSeller, os gestores municipais podem informar os cidadãos de forma clara e assertiva, por meio de dados em tempo real. Além disso, focamos na facilidade de operacionalização das tarefas de preencher relatórios e dados, por meio de sistemas intuitivos, melhora da usabilidade e layouts atrativos.

Dessa forma, sempre trabalhamos com sistemas integrados e 100% web, o que torna o cotidiano mais eficiente para os responsáveis por essas atividades. Por outro lado, os cidadãos podem acompanhar as decisões governamentais, exercendo sua cidadania. A fim de facilitar mais ainda e modernizar o sistema, atualizamos a plataforma e todo seu layout. Conforme nossos clientes e as experiências de mercado que fomos adquirindo com o tempo, foi possível desenvolver em equipe novas possibilidades para o Portal da Transparência.

À vista disso, podemos contribuir por meio da tecnologia para a gestão pública com base na transparência, um valor tão importante para nós. Portanto, buscamos expandir a transparência para diversos âmbitos e pessoas: com o nosso time, com a gestão pública, com os dados e, principalmente, com a sociedade como um todo. Além do Portal da Transparência, também adequamos nossos sistemas à nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC): pode conferir o conteúdo aqui. E para conhecer outras novidades da DBSeller, é só se cadastrar na DBNews, nossa Newsletter.

  • Compartilhe este conteúdo