Proderj e Prefeitura de Niterói assinam acordo de cooperação técnica


noticiaO Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro (Proderj) e a Prefeitura de Niterói renovaram, nesta quarta-feira (18/11), o acordo de cooperação técnica que vem contribuindo para modernização da gestão do município e garantindo ações de transparência da prefeitura nos últimos três anos. Em um ano de parceria, a cidade alcançou o primeiro lugar em transparência dentre os municípios do estado do Rio.

O prefeito da cidade, Rodrigo Neves, assinou o protocolo com o presidente do Proderj e lembrou que Niterói é uma cidade cuja administração pública é conectada e a cada mês mais “Inteligente” na questão de tecnologia, modernização e gestão administrativa.

– Quando assumimos a Prefeitura, não tínhamos recursos. Precisávamos organizar a máquina administrativa. Foi importante essa parceria na implantação do e-cidade e inserirmos tecnologia nas secretarias, autarquias e empresas da Prefeitura. Com isso contribuímos para consolidação do portal de transparência. Tivemos uma união de esforços para prestar melhor serviço à sociedade. Consolidamos as conquistas em modernização e transparência. Hoje estamos numa posição mais promissora. A ideia é transformar Niterói numa cidade inteligente e não apenas conectada. A cidade foi apresentada como bom exemplo de parceria como modelo para outros estados pelo Proderj. Isso é fruto de um grande trabalho de gestão com tecnologia que implementamos – disse Neves.

O presidente do Proderj, Antônio Bastos, explicou que a partir do exemplo de Niterói, o Governo do Estado está instituindo o mesmo tipo de parceria em outros municípios da Região Metropolitana.

– É importante que o Estado tenha municípios fortes. Niterói é um exemplo que está sendo seguido por diversos municípios da região metropolitana. Estamos usando essa experiência. Niterói é uma cidade grande e com gestão além de ter implantado um projeto em parceria que é um exemplo muito bom para outras cidades. Não adianta falar em conectividade se não tem gestão e Niterói tem isso que serve como exemplo – destacou o presidente.

– A assinatura do termo vem para consolidar uma parceria que possui duas vertentes, uma de implantação de infraestrutura de rede lógica e elétrica para a TI e outra de sistemas de inteligência de gestão. Isso nos fez alcançar em um ano o primeiro lugar no ranking dos municípios do Estado do Rio de Janeiro na transparência elaborado pelo Ministério Público Federal. Integramos os fornecedores, despesas, receitas e contratos. Estamos avançando e consolidando para dar mais um passo com base consolidada de dados com resultados mais profícuos e ainda mais úteis ainda para o cidadão – afirmou a Secretária Municipal de Planejamento, Modernização da Gestão e Controle de Niterói, Giovanna Victer.

Fonte:  PRODERJ

  • Compartilhe este conteúdo