Rio de Janeiro é destaque em Seminário Nacional de TIC


PRODERJ

 

   Especialistas em Tecnologia da Informação de todo o país se reuniram em Salvador nos dias 7, 8 e 9 de outubro durante a realização do 43º Seminário Nacional de TIC para a Gestão Pública (Secop). Realizado pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP) em parceria com a Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb), o seminário aconteceu pela terceira vez na capital baiana e teve mais uma vez a participação do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro (Proderj) que apresentou aos presentes o programa Municípios Eficientes no último dia do encontro.

   A iniciativa é um exemplo de que com a tecnologia é possível avançar rapidamente na gestão das cidades. Em Niterói, por exemplo, com a parceria com a Secretaria de Planejamento e Gestão do município foi implantado o sistema e-cidade, que utiliza software público e livre nas áreas de Gestão de Pessoas, Controle de Processos, Gestão de Contratos, Controle Financeiro, Fazendário, Patrimonial e Tributário, o que proporcionou mais agilidade e segurança a diversas ações realizadas pela prefeitura, inclusive no atendimento ao cidadão.

   Atualmente, também já está no ar o Portal da Transparência da cidade, que divulga informações públicas de forma rápida, o que deu o título de 1° lugar no ranking de transparência estadual. Além disso, foi realizada uma adequação na área de infraestrutura e sistemas que antes não eram integradas. A apresentação, que foi realizada pela gerente de Projetos Municipais do Proderj, Dayse Vianna, ainda contou com um vídeo gravado pela secretária de Planejamento, Modernização da Gestão e Controle de Niterói, Giovanna Victer, que destaca a parceria com a autarquia e explica a transformação que aconteceu na gestão do município.

  Com o tema “Governo inteligente: colaboração e soluções inovadoras em TIC”, o evento contou com a presença de diversos representantes de instituições públicas de destaque na área de TIC. Palestras com temas como, por exemplo, “como reduzir custos com soluções em cloud para Governo”, “São Luís – Uma cidade inteligente”, “os desafios e benefícios de uma rede privada de transmissão de dados”, “arquitetura de segurança para redes wireless”, “Big Data: oportunidades e desafios de sua implementação pela administração pública”, foram realizadas durante os três dias de evento.

Fonte: PRODERJ

 

  • Compartilhe este conteúdo