STN divulga Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal: clientes DBSeller apresentam avaliações acima da média


STN

A Secretaria do Tesouro Nacional (STN) divulga o Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, uma iniciativa que avalia a consistência da informação que o Tesouro recebe, de acordo com o Portal do Tesouro Nacional Transparente. Os dados são recebidos por meio do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi), que são disponibilizados para acesso público. O propósito deste trabalho é propor a melhora da qualidade dos dados utilizados pelo próprio Tesouro Nacional e pelos usuários que acessam as informações disponíveis. Bora entender mais sobre a STN e o Ranking da qualidade? Continue lendo nosso conteúdo!

Saiba mais sobre o Ranking da STN

O Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal é fundamental para evidenciar como os contadores municipais estão se adequando e atendendo às mudanças do órgão regulador central. Assim, o Ranking é dividido em quatro dimensões de avaliação com conjuntos de verificações que possuem o mesmo objetivo, sendo elas: 

  • Dimensão I – Gestão da informação: analisa o comportamento do ente federativo no envio e manutenção das informações no Siconfi;
  • Dimensão II – Informações Contábeis: avalia os dados contábeis recebidos quanto à adequação às regras do Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público;
  • Dimensão III – Informações Fiscais: agrupa as verificações da análise de dados fiscais contidos nas declarações;
  • Dimensão IV – Informações Contábeis x Informações Fiscais: realiza o cruzamento entre os dados contábeis e fiscais.
  • Informações retiradas do Portal do Ranking.

A partir disso, a pontuação é calculada com base na média geral de acertos e no desvio-padrão dessas quatro dimensões. O Ranking de 2020, que analisa as informações de 2019, teve inovações na avaliação. À vista disso, inseriram verificações mais complexas, como a Dimensão I mencionada e o Ranking municipal. Além disso, há previsão de novidades para o próximo ano, como a Matriz de Saldos Contábeis (MSC), o cruzamento dos dados do Siconfi com outras bases de dados e a criação de notas para o desempenho. Muito além de destacar os municípios bem posicionados, o Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal identifica dificuldades acerca do desenvolvimento municipal.

Resultados dos clientes DBSeller no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal

O Ranking de 2020 foi divulgado no início de dezembro e revelou resultados significativos dos municípios que são atendidos pela DBSeller. No Rio Grande do Sul, as cidades de Alegrete, Itaqui e São Borja obtiveram destaque nas informações contábeis e fiscais fornecidas. Além desses, Natal no Rio Grande do Norte, Paty de Alferes e Niterói no Rio de Janeiro, também se sobressaíram nas verificações.

As avaliações desses municípios foram consideradas excelentes e apresentaram um desempenho acima da média. O posicionamento dos nossos clientes nos deixa muito felizes, visto que confirma nossa busca por processos transparentes e integrados. Além disso, mantemos nossos serviços e produtos alinhados para se adequarem às legislações, assim como para  melhoria contínua das prestações de contas. Os resultados demonstram que nosso software e apoio trouxeram mais qualidade e consistência aos dados fiscais e contábeis.

Gostou de saber mais sobre o Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal? Ano que vem tem mais! E esperamos novamente poder contribuir com nossos clientes e com a sociedade em prol da transparência dos processos e dados. Se quiser saber mais sobre a atuação da DB, é só acessar esse link.

  • Compartilhe este conteúdo