Tecnologia e inovação na prestação de serviços públicos


Tecnologia e inovação na prestação de serviços públicos

No setor público nos deparamos com alguns obstáculos que envolvem, por exemplo, burocracias impostas nos processos, demoras no processamento de solicitações e no excesso de passos para o atendimento de algum tipo de demanda. Esses procedimentos acabam prejudicando o processo de trabalho dos servidores e as respostas aos cidadãos. Dessa forma, a reputação da prestação de serviços públicos acaba sendo negativa.

Por isso, torna-se necessário repensar os processos, sobretudo através da implantação de inovações. Mas afinal, o que significa essa palavra? A inovação remete à transformação em algo melhor a partir do que já existe. Assim, tornando ágil e eficiente o que atualmente não é. E são inúmeras as possibilidades dentro dos aspectos da tecnologia e inovação para investir: vamos conhecer alguns?

 

O que é inovação?

Quando você ouve falar em inovação e tecnologia, acaba pensando em algo nunca visto, não é mesmo? A verdade é que inovação tecnológica pode ser a invenção de algum aparelho celular novo. Assim como, pode ser a compra de um computador mais tecnológico para o seu escritório. Consegue perceber a relação? A inovação é algo que pode transformar várias esferas, sejam elas em escala mundial ou local.

E quanto aos setores públicos? Podemos notar que a falta de inovação tecnológica acaba acarretando em entraves para a gestão pública. Assim, os problemas se relacionam com a efetividade dos processos públicos, visto que os órgãos têm compromisso com a sociedade e necessitam apresentar resultados para os mesmos, sobretudo através de transparência. Porém, a apresentação de resultados acaba sendo difícil quando não se tem ferramentas adequadas para atender as demandas.

 

Tecnologia e inovação no setor público

À vista disso, ambientes e sistemas informatizados e eletrônicos promovem benefícios para as organizações (públicas e privadas), como agilidade, segurança dos dados, facilidade no cotidiano e funcionalidades personalizadas. Além disso, quando os sistemas são adequados ao setor público há mais vantagens ainda, já que as facilidades são incorporadas em prol de toda sociedade e do ecossistema das cidades.

Na DBSeller, auxiliamos no desenvolvimento dos municípios, por meio dos nossos sistemas integrados e digitais voltados ao setor público. Para conhecer mais sobre as nossas soluções de tecnologia e inovação entre aqui e para conferir nossos conteúdos acesse aqui.

 

  • Compartilhe este conteúdo